Voltar

PRINCIPAIS SISTEMAS BI-COMBUSTÍVEL 

Componentes e Sub-Sistemas

 

 

AR- COMBUSTÍVEL MIXE



o misturador de ar-combustível do Sistema GTI Bi-Fuel, localizado a jusante da válvula de alimentação de gás, incorpora um design de venturi fixo. Este inovador misturador está instalado de tal forma que todo o ar da entrada flui através do misturador. Para os motores com vários sistemas de admissão de ar, instala-se um misturador em cada uma das entradas. O Sistema Bicombustível GTI funciona misturando dispositivos que não incorporam qualquer tipo de placa de aceleração de ar na sua concepção. Depois de sair do dispositivo de mistura, a mistura ar-gás entra no coletor de entrada de ar do motor com a carga de ar-gás, que se distribui para cada cilindro por meio do esquema de distribuição de ar normal do motor.

 

TREM DE GÁS

 

Condiciona e regula o gás natural antes da admissão para dentro do motor. É uma parte crítica do sistema Bi-Fuel GTI. O sistema de trem de gás" inclui um filtro de combustível de 20 micral, uma válvula de fechamento manual, uma válvula solenóide operada eletricamente, acionada em caso de uma emergência ou para desligamento do sistema e uma válvula especial para atingir pressão zero, tipo regulador automático de pressão. Este último componente reduz a pressão do gás de entrada (1-5 psi) para a pressão atmosférica, aproximadamente. Com uma pressão de saída negativa, o projeto permite  que o sistema utilize um esquema de controle do tipo "demanda", na qual o fluxo de ar de admissão do motor determina o fluxo de gás do motor. Com mudanças de carga do motor, alterações correspondentes no volume de ar de admissão que provocam, automaticamente, combustível adicional para o mixer.

 

PAINEL DE CONTROLE


 

Os painéis de controle são baseados em controladores ALTRONIC (com eficiência comprovada nas principais aplicações com motores a gás natural nos EUA e no Brasil). O painel fornece ao motor, state-of-the-art, controlado, monitoramento e desligamento de segurança. O sistema é projetado especificamente para aplicações no Bicombustí­vel GTI, direto e fácil de operar. O painel monitora alguns dos pontos de pressão e temperatura, caso qualquer parâmetro desvie da gama normal dos parâmetros pré-ajustados o motor retorna ao funcionamento 100% diesel. Além disso, uma função de horímetro acompanha as horas de funcionamento quando no modo Bi-Fuel.

Os alarmes são anunciados em mensagens de língua Portuguesa (outros idiomas podem ser programados) e o controlador mantém um log de alarme dos últimos 100 eventos.        

 

SISTEMA DE CONTROLE (STEPCON®)


 

O sistema STEPCON é concebido como um acessório opcional para o sistema básico GTI Bi-Fuel. O STEPCON retém todos os componentes do sistema de fumigação básica com a adição de um controle do gás (MGC), sensor de kW e uma atualização no painel com firmware personalizado e outputs.

O STEPCON permite a aplicação em uma faixa mais am de carga, ajustando a taxa de substituição ideal com base na carga, com a capacidade de fazer os ajustes de ní­vel de substituição em resposta a mudanças rápidas de carga.

 

BI-FUEL
Bi-Fuel - Introdução
Bi-Fuel Operação e Instalação
Componentes e sub-sistemas
Tabela de seleção de Kit
Evento reúne 6 concessionárias de Gás
Comgás lança video sobre Bicombustivel
Bosch inicia instalação de 5 kits Bicombustível
Destaque na revista NEI
​Funcionamento Diesel x Bi-Fuel
SULGÁS - Gás Natural para geração de energia elétrica